Giacomo Balla |
O futurismo é um movimento
artístico e literário, que surgiu oficialmente em 20 de fevereiro de 1909 com a
publicação do Manifesto Futurista, pelo poeta italiano Filippo Marinetti, no
jornal francês Le Figaro. Os adeptos do movimento rejeitavam o moralismo e o
passado, e suas obras baseavam-se fortemente na velocidade e nos
desenvolvimentos tecnológicos do final do século XIX. Os primeiros futuristas
europeus também exaltavam a guerra e a violência. O Futurismo desenvolveu-se em
todas as artes e influenciou diversos artistas que depois fundaram outros
movimentos modernistas.
No primeiro manifesto futurista
de 1909, o slogan era Les mots en liberté ("Liberdade para as
palavras") e levava em consideração o design tipográfico da época,
especialmente em jornais e na propaganda. Eles abandonavam toda distinção entre
arte e design e abraçavam a propaganda como forma de comunicação. Foi um
momento de exploração do lúdico, da linguagem vernácula, da quebra de
hierarquia na tipografia tradicional, com uma predileção pelo uso de
onomatopéias. Essas explorações tiveram grande repercussão no dadaísmo, no
concretismo, na tipografia moderna, e no design gráfico pós-moderno. Surgiu na
França,seus principais temas são as cores.
A pintura futurista foi explicitada pelo cubismo e
pela abstração, mas o uso de cores vivas e contrastes e a sobreposição das
imagens pretendia dar a ideia de dinâmica, deformação e não- materialização por
que passam os objetos e o espaço quando ocorre a ação. Para os artistas do
futurismo os objetos não se concluem no contorno aparente e os seus aspectos
interpenetram-se continuamente a um só tempo. Procura-se neste estilo expressar
o movimento atual, registrando a velocidade descrita pelas figuras em movimento
no espaço. O artista futurista não está interessado em pintar um automóvel, mas
captar a forma plástica a velocidade descrita por ele no espaço.
Suas principais caracteristicas são:
Desvalorização da tradição e do moralismo;
Valorização do desenvolvimento industrial e
tecnológico;
Propaganda como principal forma de comunicação;
Uso de onomatopeias (palavras com sonoridade que
imitam ruídos, vozes, sons de objetos) nas poesias;
Poesias com uso de frases fragmentadas para passar
a ideia de velocidade;
Pinturas com uso de cores vivas e contrastes.
Sobreposição de imagens, traços e pequenas deformações para passar a ideia de
movimento e dinamismo.
acho que faltou o nome da obra ...
ResponderExcluir