CINEMA NOIR

NEO-NOIR- CIDADE DAS SOMBRAS 1998

terça-feira, 24 de julho de 2012

A MÚSICA NEGRA AMERICANA

A MÚSCIA NEGRE AMERICA ANTES DO ROCK - ANOS 30 A 50

A Música se relaciona com vários aspectos sociais e culturais dos Estados Unidos: a estrutura social americana, aspectos étnicos e raciais, religiosos, lingüísticos, de gênero, assim como aspectos sexuais. Porém, a relação entre a música e a raça talvez seja a mais determinante. O desenvolvimento da música negra nos Estados Unidos, independentemente da África e da Europa, tem sido um tema constante no estudo da história da música americana. Existem poucos registros da era colonial, quando estilos, canções e instrumentos da África ocidental se mesclaram no caldeirão da escravidão.
Por meados do século XIX, uma tradição folclórica distintamente afro-americana era bem conhecida e difundida, e técnicas musicais afro-americanas, instrumentos e as imagens se tornaram uma parte do mainstream americano através da música Spiritual, shows de menestréis e músicas de escravos. O estilo musical afro-americano tornou-se parte integrante da música americana popular através de blues,jazz, Rhythm and blues, e então rock and roll, soul e música hip hop, todos estes estilos foram consumidos pelos americanos de todas as raças, mas foram criados no estilo afro-americano e expressões idiomáticas antes de eventualmente se tornar comum no desempenho e consumo em toda a raça linhas. Em contrapartida, música sertaneja provém de ambos Europeu e Africano, bem como nativo americano e havaiano, tradições e ainda há muito tem sido entendida como uma forma de música de brancos.
A situação econômica e social distingue a produção e o consumo da música americana, com as classes mais altas patrocinando a música clássica e a música rural e étnica geralmente ligada aos mais pobres. No entanto, essa divisão não é absoluta, sendo mais aparente do que real; a música country, por exemplo, é um gênero comercial destinado ao "apelo à identidade da classe trabalhadora, enquanto seus ouvintes podem ou não ser trabalhadores de fato".
A música country relaciona-se também com a identidade geográfica, sendo rural em sua origem e função; outros gêneros, como R&B e o hip hop são tidos como urbanos.
Para a maior parte da história americana, fazer música tornou-se uma "atividade efeminada". No século XIX, piano e canto amador foram considerados adequados para as mulheres de classe média-alta, que foram, no entanto, muitas vezes barradas de orquestras e sinfonias. As mulheres também foram uma parte importante no começo da performance da música popular, embora gravadas tradições tornam-se mais rapidamente dominado pelos homens. A maioria dos gêneros da música popualr dominados por homens inclui artistas e músicos também, muitas vezes em um nicho atraente principalmente para mulheres, tais como gangsta rap e heavy metal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário