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Landschaft mit Kühen und Kamel - 1914 |
O expressionismo alemão foi um
estilo cinematográfico cujo auge se deu na década de 1920, que caracterizou-se
pela distorção de cenários e personagens, através da maquiagem, dos recursos de
fotografia e de outros mecanismos, com o objetivo de expressar a maneira como
os realizadores viam o mundo.

O Expressionismo, cuja origem
podemos remontar a fortes evidências em Van Gogh.2 O expressionismo alemão, que
se estendeu por quase todas as artes como o cinema, a pintura e caracteriza-se
pela distorção da imagem (uso de cores vibrantes e remetentes ao sobrenatural),
do retorno ao gótico e a oposição a uma sociedade imersa no desolador cenário
do racionalismo moderno pregador do trabalho mecânico. As vibrantes e
alucinógenas pinturas expressam um desligamento com o real, a prioridade do
"eu" e sua visão pessoal do mundo

Poesia

Cinema
Com Metrópolis (filme) (1927) de
Fritz Lang,O gabinete do Dr. Caligari (1919), de Robert Wiene, Nosferatu, uma
sinfonia de horrores (1922), de Friedrich Wilhelm Murnau, uma nova forma de
cinema surge, com temas sombrios de suspense policial e mistério em um ambiente
urbano, personagens bizarros e assustadores, uma distorção da imagem devido a
uma excessiva dramaticidade tanto na atuação quanto na maquiagem e cenografia
fantástica de recriação do imaginário humano. A influência dos expressionistas
do cinema se fez sentir em Hollywood, tanto na temática quanto na linguagem,
inclusive porque muitos dos diretores alemães de então migraram para Hollywood
e lá realizaram filmes. O cinema é a forma mais lembrada do expressionismo
alemão.
Aos Emudecidos
Oh, a loucura da cidade grande, quando ao
entardecer
Árvores atrofiadas fitam inertes ao longo do muro
negro
Que o espírito do mal observa com máscara prateada;
A luz, com açoite magnético, expulsa a noite
pétrea.
Oh, o repicar perdido dos sinos da tarde.
A puta, em gélidos calafrios, pare uma criança
morta.
A cólera de Deus chicoteia enfurecida a fronte do
possesso,
Epidemia purpúrea, fome que despedaça olhos verdes.
Oh, o terrífico riso do ouro.
Mas quieta em caverna escura sangra muda a
humanidade,
Constrói de duros metais a cabeça redentora.
Trad. Cláudia Cavalcante
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