Film noir (Pronúncia francesa: [film nwaʁ]) é um
estilo de filme primariamente associado a filmes policiais, que retrata seus
personagens principais num mundo cínico e antipático. O Film noir é derivado
dos romances de suspense da época da Grande Depressão (muitos filmes noir foram
adaptados de romances policiais do período), e do estilo visual dos filmes de
terror da década de 1930. Os primeiros Films noirs apareceram no começo da
década de 1940. Os "Noirs" foram historicamente filmados em
preto-e-branco e eram caracterizados pelo alto contraste, com raízes na
cinematografia característica do expressionismo alemão.
O termo film noir (do francês, filme preto) foi
atribuído pela primeira vez a um filme pelo crítico francês Nino Frank em 1946.
O termo era desconhecido dos diretores e atores enquanto eles criavam os films
noirs clássicos. A expressão foi definida posteriormente por historiadores do
cinema e críticos. Muitos dos criadores de film noir revelaram mais tarde que
não sabiam, naquela época, que haviam criado um tipo distinto de filme.
Precursores
O Film noir é resultado de uma combinação de
estilos e gêneros, com origem na pintura, assim como no cinema. De acordo com
James Monaco em American Film Now, film noir não é um gênero em si, mas um
estilo visual. Outros críticos tratam o film noir como um "modo" ou
"ciclo".
A estética do film noir é fortemente influenciada
pelo Expressionismo alemão Sob o jugo do Nazismo, muitos diretores importantes
foram forçados a emigrar (incluindo Fritz Lang, Billy Wilder e Robert Siodmak).
Eles levaram em sua bagagem técnicas que desenvolveram (principalmente a
iluminação datição e o ponto-de-vista subjetivo e psicológico) e fizeram alguns
dos mais famosos films noirs nos Estados Unidos.
Outras influências importantes vieram do realismo poético
francês, com seus temas de fatalismo, injustiça e heróis arruinados, e do
neo-realismo italiano, com ênfase na autenticidade. Muitos "films
noirs" posteriores, como Night and the City (1950) e Panic in the Streets
(1950), adotaram uma abordagem neo-realista, utilizando fotografia in loco e
extras não-profissionais. Além disso, alguns films noirs se esforçaram em
retratar pessoas comuns e oprimidas com vidas ordinárias de uma maneira similar
aos filmes neo-realistas, como The Lost Weekend e In a Lonely Place.
Nos Estados Unidos, a principal influência
literária do film noir veio da escola de ficção policial e de detetives, que
abrange escritores como Dashiell Hammett, Raymond Chandler e James M. Cain,
popularizado em revistas baratas como Black Mask. Apesar de não ser considerado
um "film noir", Cidadão Kane (1941) de Orson Welles teve uma forte
influência no desenvolvimento do estilo deste gênero, particularmente por seus
visuais barrocos e a complexa estrutura narrativa conduzida por sobreposição narrativa.
O período clássico
As décadas de 1940 e 1950 foram o "período
clássico" do film noir. Alguns historiadores do cinema consideram Stranger
on the Third Floor (1940) como o primeiro film noir genuíno. Touch of Evil
(1958), de Orson Welles é comumente citado como o último filme do período
clássico.
Alguns acadêmicos acreditam que o film noir nunca
acabou realmente, mas apenas declinou em popularidade para, mais tarde, ser
revivido de uma maneira um pouco diferente. Outros críticos - talvez a maioria
- não consideram autênticos os filmes feitos fora do período clássico. Estes
críticos consideram o genuíno film noir como pertencente a um ciclo ou período,
e crêem que os filmes subsequentes que tentaram reviver os filmes clássicos são
diferentes, pois os criadores são conscientes do estilo "noir", de
maneira que os diretores dos film noirs originais talvez não fossem.
Muitos dos filmes deste gênero eram produções de
baixo orçamento, sem atores de grande porte e alguns diretores e roteiristas
perseguidos pelas políticas dos tempos da guerra fria que se acharam, de certa
maneira, livres das regras das grandes produções. Muitos dos mais populares
exemplos de film noir giram em torno de uma mulher de virtudes questionáveis, e
eram também conhecidos por bad girl movies.
Os filmes dos grandes estúdios
demandavam mensagens mais positivas. Personagens fracos e moralmente ambíguos
foram interpretados por astros do cinema, enquanto os personagens secundários
raramente possuíam alguma profundidade ou autonomia. Era regra nos filmes
"A" o uso de iluminação sofisticada, interiores luxuosos e sets de
filmagens externas ricamente elaborados.
O film noir ficou conhecido por estas
características, criando dramas inteligentes e austeros permeados por niilismo,
desconfiança, paranóia e cinismo, em ambientes realistas urbanos e
utilizando-se de técnicas como narração confessional ou movimentos de câmera
com o ponto-de-vista do herói. O estilo noir gradativamente influenciou o
senso-comum - mesmo fora de Hollywood.
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