CARACTERÍSTICAS
Estilo
visual
Os film noirs tendem a utilizar sombras dramáticas,
alto contraste, iluminação low key (que tenta criar cenas em claro/escuro) e
película em preto-e-branco, resultando numa razão de 10:1 do escuro para o
claro, ao contrário da razão de 3:1, dos filmes tradicionais. Muitos films
noirs foram filmados em locações reais, durante a noite. Sombras de venezianas
sobre o rosto de um ator enquanto ele olha através da janela são um ícone visual
no film noir, já tendo se tornado um cliché.
O film noir também é conhecido pelo uso de ângulos
de câmera não-convencionais e lentes grande-angulares. Outros dispositivos de
desorientação utilizados nos film noirs incluem pessoas filmadas em espelhos,
ou contra múltiplos espelhos, filmagens através de vidros, e múltiplas
exposições.
Situação
geral
O film noir apresenta personagens desesperados num
universo desapiedado. Crime, geralmente assassinato, é um elemento que permeia
a maioria dos films noirs, geralmente carregados de ciúmes, corrupção e
fraqueza moral. A maioria dos films noirs contém certos personagens arquétipos
(femme-fatales, policiais corruptos, maridos ciumentos, corretores de seguros e
bodes expiatórios), locações famosas (Los Angeles, New York e San Francisco), e
temática recorrente nos roteiros (tramas de assaltos, histórias de detetives,
filmes de gangsters e de julgamentos).
Moralidade
A moral no film noir tende a ser ambígua e
relativa. Os personagens podem aderir a determinado objetivo moral, mas sempre
apresentam um comportamento do tipo "o fim justifica os meios". Por
exemplo, no filme The Stranger, o detetive está tão obcecado em investigar um
criminoso nazista que coloca a vida de outras pessoas em risco para alcançar
seu objetivo.
Elementos do
film noir
O film noir é mais difícil de definir
especificamente que determinados gêneros como o Western ou o musical,
principalmente pelo fato de que os criadores responsáveis por estes filmes não
tinham a consciência de que faziam parte de determinada tendência estilística.
Alguns filmes, portanto, são considerados noir por alguns e não o são por
outros. Por exemplo, Leave Her to Heaven (1945), Niagara (1953), Vertigo (1958)
foram filmados em cores, mas são frequentemente considerados noir. Os filmes
considerados noir geralmente contêm alguns, se não todos os seguintes
elementos:
Personagens
Femme fatale
Protagonistas moralmente ambíguos
Protagonistas alienados
Bode expiatório
Personagens violentos ou corruptos
Ambientes
Ambiente urbano
Ambiente contemporâneo
Locações exóticas ou remotas
Casas noturnas e/ou clubes de jogos/apostas
Elementos
cinematográficos
Ângulos baixos de filmagens, ângulos incomuns e
técnicas expressionistas de fotografia
Seqüências e efeitos visuais incomuns
Cenários noturnos e interiores sombrios
Uso de narração
Temáticas
Senso de fatalismo
Obsessão sexual/romântica
Corrupção social ou humanitária inerente
Emboscadas
Niilismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário