NEO-NOIR e a influência do film noir
Chinatown |
Muitos dos filmes de Joel e Ethan Coen são exemplos
de filmes influenciados pelo gênero noir, especialmente O homem que não estava
lá e Gosto de Sangue, além da comédia O grande Lebowski. O homem que não estava
lá apresenta uma cena que parece ter sido filmada de maneira similar a uma cena
de Out of the past. Os irmãos Cohen também acrescentaram diversos elementos de
film noir tanto na filmagem quanto no roteiro de Fargo. Alguns críticos
consideram-no um clássico moderno do gênero. O aclamado Los Angeles: Cidade
Proibida, de Curtis Hanson (adaptado do romance de James Ellroy) pode ser o
filme que mais se aproxima do film noir moderno, com suas histórias de
policiais corruptos e femmes fatales que parecem ressurgidos dos anos 50.
O ponto-de-vista cínico e pessimista do film noir
influenciou fortemente os criadores do gênero cyberpunk de ficção científica no
início dos anos 1980, sendo Blade Runner e o japonês Akira os mais conhecidos
filmes deste gênero. Uma mistura de film noir e cyberpunk também é chamada de
tech-noir. Os personagens destes filmes são geralmente derivados de filmes de
gangsters dos anos 30 e de revistas em quadrinhos. Outros exemplos de ficção
científica noir são Gattaca, The Thirteenth Floor, Ghost in the Shell, Dark
City, e Minority Report.
Alguns consideram que os filmes de David Lynch têm
forte influência noir, principalmente Blue Velvet, Lost Highway e Mulholland
Drive.
Alguns trabalhos recentes com uma veia noir incluem
filmes como Cães de aluguel (1992), Chicago (2002), Fargo (1996), Kiss Kiss,
Bang Bang (2005), e A Simple Plan (1998); a série de video game Max Payne, os
jogos Heavy Rain e The Wolf Among Us , o remake de "Insônia", de
Christopher Nolan e o suspense Dália Negra, de Brian De Palma. Também de
Christopher Nolan, Amnésia e Batman Begins são considerados exemplos de
neo-noir, assim como o filme Sin City, filmado em preto-e-branco, com alguns
elementos em cores.
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