CINEMA NOIR

NEO-NOIR- CIDADE DAS SOMBRAS 1998

terça-feira, 16 de setembro de 2014

MEUS NOIR

Eu sou um admirador do cinema noir, gosto das temática, dos filmes e muitos dos atores que fizeram filmes desse "gênero".
Vou compartilhar com vocês meus noirs preferidos, começando pelos clássicos.  

1.CASABLANCA

Casablanca é um filme norte-americano de 1942 dirigido por Michael Curtiz. O filme conta um drama romântico na cidade marroquinade Casablanca sob o controle do da França de Vichy. O filme é baseado na peça Everybody Comes To Rick's ("todo mundo vem ao café de Rick") de Murray Burnett e Joan Alison. As estrelas Humphrey Bogart no papel de Rick Blaine e Ingrid Bergman como Ilsa Lund. O desenvolvimento do filme centra-se sobre o conflito de Rick, nas palavras de um personagem, o amor e a virtude: Rick deve escolher entre sua amada Ilsa fazendo a coisa certa. Seu dilema é ajudar ou não Ilsa a escapar de Casablanca com seu marido Victor Lazlo, um dos líderes da resistência Tcheca, de modo que ele possa continuar sua luta contra os nazistas .
Bogart, na foto ao lado, é o meu ator noir. Ninguém fez filmes noir como ele, simplesmente sensacional.   













2.O FALCÃO MALTÊS

The Maltese Falcon (br / pt: Relíquia Macabra; lançado em DVD no Brasil como O Falcão Maltês) é um filme estadunidense de 1941, produzido pela Warner Bros., baseado no romance homônimo de Dashiell Hammett.

Escrito e dirigido John Huston, o filme conta com Humphrey Bogart como o detetive particular Sam Spade, Mary Astor como sua cliente femme fatale, Sydney Greenstreet, em sua estreia, e Peter Lorre. O filme, que foi a estreia na direção de Huston, e foi indicado para três Oscars, conta a história de um detetive particular de San Francisco e suas ligações com três aventureiros inescrupulosos, que competem para obter uma estatueta de um falcão incrustada de joias.


3.O PACTO DE SANGUE

Direção:Billy Wilder
Ano:1944
País:Estados Unidos
Gênero:Drama, Filme noir, Policial
Duração:107 min. / p&b
Título Original:Double Indemnity

O corretor de seguros da Pacific All-Risk Walter Neff conhece a sedutora Phyllis Dietrichson e ambos se apaixonam rapidamente. O único senão é que Phyllis é casada. A femme fatale convence Walter a realizar um plano macabro: assassinar o sr. Dietrichson após fazer uma apólice de seguros para ele.  









4. A BEIRA DO ABISMO


Direção:Howard Hawks
Ano:1946
País:Estados Unidos
Gênero:Filme noir, Policial, Suspense
Duração:114 min. / p&b
Título Original:The Big Sleep

ELENCO Humphrey Bogart, Lauren Bacall, John Ridgely, Martha Vickers, Dorothy Malone, Regis Toomey, Bob Steele, Peggy Knudsen, Charles Waldron, Charles D. Brown     

Sinopse:

O detetive particular Philip Marlowe é contratado para ficar de olho na filha caçula de uma família rica, mas acaba se envolvendo num complexo caso de homicídios, chantagem e se apaixonando.

5.CHINATOWN


Chinatown é um filme neo-noir estadunidense de 1974, dirigido por Roman Polanski, com roteiro de Robert Towne, e estrelado por Jack Nicholson, Faye Dunaway e John Huston. O filme foi inspirado pelas guerras da água na Califórnia, uma série de disputas sobre a água no sul da Califórnia no início do século 20 pelo qual os interesses de Los Angeles garantiam os direitos à água no Vale Owens. Foi produzido por Robert Evans para a Paramount Pictures. Foi o último filme do diretor nos Estados Unidos, e apresenta muitos elementos de filme noir, particularmente uma história multi-camadas que varia entre a necessidade de solucionar um mistério e a narrativa de um drama psicológico.

Jack Nicholson — J.J. Gittes
Faye Dunaway — Evelyn Cross Mulwray
John Huston — Noah Cross




Na década de 1930, em meio as guerras da água na Califórnia, J.J Gittes é um detetive de Los Angeles especializado em casos matrimoniais. É contratado por Evelyn Mulwray para investigar uma suposta traição do marido, Hollis Mulwray, engenheiro-chefe da Companhia de Água e Energia de Los Angeles. Gittes descobre que Hollis mantem um relacionamento com uma moça, porém, é surpreendido quando a verdadeira Evelyn Mulwray aparece em seu escritório disposta a processá-lo. Em seguida, Hollis aparece morto em um reservatório e Gittes decide descobrir quem o enganou. Sua busca revela uma trama de desvio de fornecimento de água, aquisições de terras no Vale de São Fernando e o envolvimento de pessoas ligadas a Companhia de Água e Energia, e até do pai de Evelyn, Noah Cross.






6. CIDADE DAS SOMBRAS


Dark City (Dark City - Cidade misteriosa (português europeu) ou Cidade das sombras (português brasileiro)) é um filme realizado em co-produção por Estados Unidos e Austrália do ano de 1998, realizado por Alex Proyas.


ELENCO
Rufus Sewell.......John Murdoch
William Hurt.......Inspetor Frank Bumstead
Kiefer Sutherland.......Dr. Daniel P. Schreber
Jennifer Connelly.......Emma Murdoch
Richard O'Brien.......Mr. Hand
Ian Richardson.......Mr. Book

Bruce Spence.......Mr. Wall

Em uma cidade onde a noite é eterna, John Murdoch é perseguido por um inspetor de policia, suspeito de assassinatos. Sem compreender bem a situação em que se encontra, devido a amnésia que o acomete, ele passa a buscar respostas aos enigmas de seu mundo, sendo ajudado pelo Dr. Daniel P. Schreber. Quanto mais próximo chega da incrível verdade, mais perigosa se torna sua situação pois se torna alvo de estranhas entidades com poderes extraordinários.


6. BLADE RUNNER


Blade Runner (no Brasil, Blade Runner, o Caçador de Andróides; em Portugal, Perigo Iminente) é um filme de ficção científica norte-americano de 1982 dirigido por Ridley Scott e estrelado por Harrison Ford, Rutger Hauer, Sean Young, Edward James Olmos, Daryl Hannah e Brion James J.J. Johnson. O roteiro, escrito por Hampton Fancher e David Peoples, é vagamente baseado no romance Do Androids Dream of Electric Sheep?, de Philip K. Dick.



ELENCO 
Harrison Ford.... Deckard

Rutger Hauer.... Roy Batty
Sean Young.... Rachael
Edward James Olmos.... Gaff
M. Emmet Walsh.... Capitão Bryant
Daryl Hannah.... Pris



O filme descreve um futuro em que a humanidade inicia a colonização espacial, para o que cria seres geneticamente alterados - replicantes - utilizados em tarefas pesadas, perigosas ou degradantes nas novas colônias. Fabricados pela Tyrell Corporation como sendo "mais humanos que os humanos", as clonagens Nexus-6 são fisicamente idênticas aos humanos, mas são mais fortes e ágeis. Devido a problemas de instabilidade emocional e reduzida empatia, os replicantes são sujeitos a um desenvolvimento agressivo, pelo que o seu período de vida é limitado a quatro anos.

7. 13° ANDAR


Dirigido por: Josef Rusnak
Com: Craig Bierko, Armin Mueller-Stahl, Gretchen Mol mais
Gênero: Fantasia , Suspense , Ficção científica
Nacionalidade : EUA



Douglas Hall e seu sócio, Hannon Fuller, dois pesquisadores da área de informática, estão prestes a colher resultados positivos em seu último projeto: desenvolver um mundo simulado utilizando realidade virtual. Porém, Fuller misteriosamente assassinado, antes de passar informações importantes sobre o projeto para Douglas, que agora o principal suspeito de ter efetuado o crime. Desorientado e em busca da verdade em torno dos acontecimentos, Douglas decide por entrar no mundo simulado para investigar a morte de Fuller







8. DÁLIA NEGRA


The Black Dahlia (br: Dália Negra / pt: A Dália Negra) é um filme teuto-americano de 2006 dirigido por Brian De Palma que conta a história do famoso assassinato de uma mulher chamada Elizabeth Short em Los Angeles, também conhecida na época sobre o apelido de Dália Negra. O filme é uma adaptação do romance do escritor James Ellroy lançado em 1987.


Josh Hartnett .... Dwight "Bucky" Bleichert
Scarlett Johansson .... Kay Lake
Aaron Eckhart .... Sargento Leland "Lee" Blanchard
Hilary Swank .... Madeleine Linscott
Mia Kirshner .... Elizabeth Short
Rose McGowan .... Sheryl Saddon
Mike Starr .... Russ Millard
Fiona Shaw .... Ramona Linscott


Elizabeth Short (Mia Kirshner) era uma jovem bonita, que estava determinada em ser famosa e era conhecida como a "Dália Negra". Após seu corpo ser encontrado, torturado e retalhado, em um terreno baldio de Los Angeles, tem início uma busca pelo assassino. Os detetives e ex-boxeadores Lee Blanchard (Aaron Eckhart) e Bucky Bleichert (Josh Hartnett) são encarregados da investigação do caso, mas a obsessão que os dois desenvolvem por ela acaba por arruinar suas vidas.


8. L.A CIDADE PROIBIDA






L.A. Confidential (no Brasil, Los Angeles - Cidade Proibida; em Portugal, Los Angeles Confidencial) é um filme policial dos Estados Unidos de 1997, baseado no livro homônimo de James Ellroy. Ambos contam a história de um grupo de policiais da Departamento de Polícia de Los Angeles nos anos 50 e a interseção da corrupção policial com celebridades de Hollywood.
 
À época, os atores australianos Russell Crowe e Guy Pearce eram relativamente desconhecidos na América do Norte. Peter Dennett, um dos financiadores do filme, estava preocupado com a falta de estrelas nos papéis principais. Todavia, ele aceitou as escolhas de elenco de Curtis Hanson, o que deu ao diretor a confiança para abordar Kevin Spacey, Kim Basinger e Danny DeVito.
 
Criticamente aclamado, L.A. Confidential detém uma avaliação de 99% no Rotten Tomatoes, com 82 de 83 resenhas positivas e avaliação média de 8.6. Foi indicado para nove Óscars, vencendo dois (melhor atriz coadjuvante para Kim Basinger e melhor roteiro adaptado para Hanson e Helgeland).




Kevin Spacey .... Jack Vincennes
Russell Crowe .... Bud White
Guy Pearce .... Ed Exley
James Cromwell .... Dudley Liam Smith
Kim Basinger .... Lynn Bracken
Danny DeVito .... Sid Hudgens
David Strathairn .... Pierce Morehouse Patchett
Ron Rifkin .... D.A. Ellis Loew
Paul Guilfoyle .... Mickey Cohen
Paolo Seganti .... Johnny Stompanato
Simon Baker ... Matt Reynolds


8. SYN CITY - A CIDADE DO PECADO

Aqui, da vontade de falar só com imagens, mas vamos lá, mais noir impossível. Para quem andou ai a dizer bobagens do tipo o noir só existiu na década de 1940. Noir é gênero, é uma determinada forma de fazer um filme, são as temáticas, os tipos de personagens, noir é isso ai: 

























Nenhum comentário:

Postar um comentário